segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Peugeot 206

Preços, Dicas, Modelos, Novidades, Itens de série, Conforto, Segurança, Estética e Acabamento




Sucessor do mítico "Peugeot 205", sucesso de vendas desta marca, o Peugeot 206 surge com o objectivo de superar o seu predecessor.

Com várias motorizações, é de destacar o 206 RC, com 1997cc e 177 cavalos de potência, que foi usado nos campeonatos de rally do mundo.

Em 2001 surge a versão "coupé-cabriolet" do 206, sendo dos primeiros CC, com capota rígida num carro de 2+2 lugares. Mais tarde, surge a versão do 206cc com o motor 1.6 hdi 16s com FAP (filtro de partículas), sendo também dos primeiros coupé-cabriolet a ter um motor a diesel.

O modelo posteriormente ganhou uma versâo perua, denominada 206 SW.

O Peugeot 206 permanece em linha mesmo após a chegada do seu sucessor, o 207, por causa do seu sucesso de vendas e para enfrentar o Renault Logan, carro de baixo custo da Renault.

Produzido no Brasil desde 2001, na planta da PSA-PeugeotCitroen em Porto Real (RJ) o 206 alcançou grande êxito no Brasil. Inicialmente comercializado com motor 1.6, depois chegaram as versões 1.4 e 1.0 (com motor Renault). No Brasil o 206 sempre manteve a fama de carro esportivo, moderno, ágil, adequado para o dia a dia das grandes cidades. Em 2006 a Peugeot deu um passo ousado, sendo a primeira marca a abandonar o segmento dos 1.0 no país. Relançando o Peugeot 206 1.4 Flex com um preço extremamente competitivo, comparáveis a alguns modelos 1.0 da concorrência. Aliada ao bom acabamento, a boa direção, ao bom motor e ao desenho jovial, as vendas do compacto cresceram muito no país. Especula-se que em 2007 será produzida no país a versão Sedan do modelo, e em 2008 o compacto terá uma grande reestilização elaborada pelo centro de estilo da PSA no Brasil. Em 2005 a Peugeot já havia inicado a produção e venda da 206 SW no Brasil, que em pouco tempo de mercado, já ameaçou as vendas da veterana Parati.



Guia de compra - Peugeot 206

Veja aqui todas as dicas para fazer uma boa compra deste modelo!

O Peugeot 206 começou a fazer parte da rotina das ruas brasileiras a partir de 1999. Nesse ano passou a ser importado da França e, depois, da Argentina. Com motor 1.6 8V de 90 cv, logo conquistou uma legião de admiradores pelo visual moderno, bom desempenho e economia de combustível. Está certo que era um pouco barulhento em termos de acabamento, defeito que permanece até hoje e é encontrado mesmo em modelos mais novos.

A partir de 2000 passou a ser feito na unidade fabril de Porto Real, localizada no estado do Rio de Janeiro, com motor 1.0 16V de origem Renault. Em 2001 foi a vez da versão mais potente, equipada com motor 1.6 16V de 110 cv, da própria Peugeot. Por causa de suas linhas modernas e atraentes, a Peugeot teve algumas dificuldades para realizar mudanças no produto, que já se faziam necessárias. Dessa forma, em 2004, fez a primeira e única cirurgia plástica no 206 desde seu lançamento, com mudanças sutis na dianteira e traseira (pára-choques e lanternas) e na parte interna. Esse face-lift marcou também a chegada do motor 1.4 8V na linha e a mudança de nomenclatura das versões.

De lá para cá a única novidade de peso está no surgimento das versões Flex, em 2005 e 2006 (1.6 e 1.4, respectivamente), praticamente uma exigência do mercado.


Comprando um 206 usado

Como já foi citado, um dos principais defeitos do 206 se refere ao ruído interno, proveniente das peças plásticas e do acabamento de uma forma geral. Na chamada “Nova Geração”, lançada em 2004, houve uma tentativa de se eliminar esse problema, com a mudança de alguns componentes e introdução de elementos anti-ruído. Mas mesmo em unidades mais novas essa tendência de fazer barulho se mostra presente.

A suspensão traseira, os amortecedores e a caixa de direção também devem ser cuidadosamente verificados na hora de procurar um 206 usado. A chave de seta que se quebra com facilidade também irrita os proprietários desse modelo, principalmente os mais antigos.

Os modelos 2004 são divididos em duas gerações, uma vez que a Peugeot já havia lançado o carro para aquele ano-modelo quando resolveu apresentar as mudanças da chamada Nova Geração. Quem já havia comprado o carro se deu mal, pois esses modelos, no mercado de usados, tendem a apresentar maior desvalorização. Na hora de achar o seu 206, olho vivo!




Como tirar e eliminar os barulhos no Peugeot 206:

Esse tutorial tem o objetivo de auxiliar o usuário a eliminar os ruídos inconvenientes ("grilos") de seu Peugeot 206. Ele foi escrito tendo como base um Peugeot 206 Soleil 4 portas ano/modelo 2003, mas os passos aqui descritos provavelmente sejam aplicáveis a toda a gama 206, inclusive os modelos mais recentes. Uma das vantagens do 206 é que seus acabamentos são facilmente removíveis. Se não houver parafuso, basta puxar a peça que ela se desprenderá. Lembre-se de cuidar do acabamento final das alterações, procurando esconder as fitas e espumas que você irá colocar.


1) O ruído na traseira

a) Coloque um pedaço de fita isolante preta no pino onde a tampa traseira encaixa. A largura da fita é a mesma do pino. Utilize um pedaço de tamanho suficiente para dar umas 3 voltas ao redor deste (pode ser que seja necessário mais voltas, dependendo do caso), com o cuidado de deixar bem esticado.

b) No lado de dentro da tampa, próximo as laterais inferiores, onde ficam localizados os apoios de borracha, existe uma espécie de ranhura. Dê uma verificada nela. Se ela estiver com marcas é indicativo de que ela está encostando na lata quando a tampa está fechada. Coloque espuma e fita em cima de cada ranhura.

c) Retire o acabamento de plástico da tampa, onde fica o motor do limpador traseiro. Basta puxar para removê-lo, mas tenha cuidado pra não quebrar os pinos internos de encaixe. Cole espuma em toda sua borda. Nos orifícios onde os pinos encaixam, coloque um pedaço de fita isolante. Pressione a fita o suficiente para ela não se desprender, pois quando você encaixar o acabamento, o pino empurrará fita pra dentro do seu respectivo furo. Aproveite a oportunidade e prenda os fios também.

d) Retire o estepe e puxe o parafuso interno que fica dentro do porta-malas. Existe uma peça que é uma espécie de uma arruela de plástico. Envolva a borda do buraco do parafuso com espuma e fita isolante e coloque o estepe novamente, tomando cuidado pra não deixar a arruela encostar no metal. Ela deve encostar na espuma/fita. Astalavista barulho na traseira...


2) Parece na traseira, mas é na coluna lateral

a) Coloque fita isolante nos pinos das portas dianteiras e traseiras. Evita o ruído e melhora o som do fechar as portas.

b) Se você puder trocar aquela forração de courvin que tem atrás e nas laterais dos bancos por tecido, estará removendo uma espécie de rangido plástico quando alguém senta no banco e proporciona melhor aparência. Valor estimado: R$ 50,00.

c) Rebata o banco traseiro. Nas laterais existe a coluna, que é composta por 2 partes de plástico, uma clara e outra escura. Retire os dois parafusos que prendem a parte branca Os parafusos estão localizados próximo ao encaixe do banco traseiro e no início do porta-malas. Retire também os dois pinos pretos que prendem o acabamento lateral do porta mala.

d) Remova a parte onde as duas partes da coluna se encontram pra desencaixar. Repita o procedimento anterior: coloque espuma nas bordas, fita nos furos dos pinos de encaixe, tendo o cuidado de não pressionar muito a fita para que ela volte ao encaixar novamente as peças.

e) Na parte branca, existem duas pontas em formato de U, onde a parte escura encaixa. Coloque fita isolante nelas. Opcionalmente, pode-se passar óleo na borda da parte escura. Ao remontar, tenha cuidado com a borracha da porta traseira. Ela deve ficar por cima das peças plásticas.

f) Se o banco for bipartido, aproveite a oportunidade pra colocar fita isolante nas pontas onde a armação do banco se encaixa no chão. Verifique se não existem marcas na lataria que fica embaixo dos bancos. Caso haja, é um indicativo de que algo está encostanto ali, portanto coloque fita.

g) Quando as portas dianteiras estão abertas, nas laterais do painel do 206, existe uma pequena capa de cada lado. Essas capas com o passar do tempo começam a vibrar, gerando ruído. Portanto coloque espuma nelas.

h) Os encaixes dos cintos dianteiros ficam muito próximos ao console central, gerando ruído mesmo com o feltro que o envolve. Resolva esse problema removendo o parafuso que dá sustentação a ele e o entorte um pouco em direção ao banco, de forma que ele não fique tão próximo ao console. Aperte bem o parafuso. Adios lateral...


3) Acabamento das portas

Apenas um parafuso nas portas traseiras e três nas dianteiras e uma seqüência de pinos de encaixe dá sustentação ao acabamento das portas, gerando uma série de ruídos indesejáveis.

a) Retire os acabamentos, tendo cuidado pra não danificar a moldura das maçanetas. Coloque espuma em todo o contorno das portas. Coloque fita isolante nos orifícios dos pinos e envolva com espuma os locais onde os pinos ficam encaixados no lado de dentro do acabamento. Aproveite e prenda os fios que estiverem soltos e verifique se a espuma que tem nos pinos-trava não caiu.

b) Tire todos os acabamentos das portas, tendo cuidado para não quebrar os pinos de encaixe. Tire todos os pinos e vá encaixando novamente com um pedaço de espuma, de forma que fiquem firmes, mas não muito apertado. Aproveite a oportunidade para forrar a porta com espuma, se não tiver feito ainda. That´s all folks!


4) Painel

4.1 Tampa da central de fusíveis

a) Retire a tampa da central de fúsiveis e cole espuma nela. Envolva os encaixes com fita e espuma, para que o encaixe da tampa fique firme.

b) Coloque fita adesiva na pinça vermelha utilizada para a troca dos fusíveis.

c) Os fios que passam pelo local onde ficam os fusiveis geram ruídos ao se chcarem com a tampa do porta fusíveis. Para solucionar o problema enrole espuma nos fios.


4.2 Regulagem altura faróis e chave do airbag

a) É apenas encaixado. Utilize fita isolnte e espuma até ficar bem firme.


4.3 Painel de instrumentos

a) Desencaixe a cobertura do painel, puxando-a para afrente. Envolva a borda da capa plastica com espuma. No lado interno existem encaixes que ficam nas presilhas do painel. Coloque fita nos encaixes, em quantidade suficiente para permitir o encaixe novamente.

b) Retire o parafuso que prende o painel. Coloque um pedaço de espuma entre as peças e re-coloque o parafuso de novo. Pronto, agora é só encaixar a cobertura do painel novamente.


4.4 Computador de bordo e moldura central

a) Retire a capa onde fica o computador de bordo, tendo o cuidado de não deixar as duas presilhas que fixam essa peça caírem pra dentro do painel. Coloque espuma em toda a borda da capa e nas presilhas.

b) Retire os dois parafusos que prendem a moldura central. Coloque espuma na moldura e em suas presilhas.

c) Opcionalmente, remova as 2 saídas de ar centrais e coloque espuma também. A recolocação dessa peça é bastante complicada e a sua remoção é recomendada para aqueles que gostam de desafios. Ao encaixar a moldura novamente, esteja certo d que a espuma colocada não está aparente. Coloque espuma onde estão situados os dois parafusos superiores.

c) Antes de recolocar a capa, verifique onde ela se encaixa na moldura e coloque fita isolante nesse local.


5.) Escapamento a) Para aqueles que ainda enfrentam o ruído na junta dos escapamento nas versões equipadas com motor 1.6 16v, é recomendável a troca do anel da junta do escape pelo anel do Chevrolet Vectra 2.0. O custo é de aproximadamente R$ 2,00.

22 comentários:

  1. Como e onde posso trocar o óleo da capota?

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  2. Como e onde posso trocar o óleo da capota?

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  3. boa noite quero saber se alguem pode me passar os torques do virabrequim do peugeot 206 16 v a gasolina

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  4. boa noite quero saber se alguem pode me passar os torques do virabrequim do peugeot 206 16 v a gasolina

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  5. Estou precisando de uma central pro meu Peugeout 1.0 16 v desbloqueada tel 22 999370624 por favor me ajudem

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  6. Ola tenho um peugeot 206 3001 1.0 16v troquei a placa que fica debaixo da caixa de fusivel interno tudo funsiona nai não chega corrente nas velas

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  7. Procuro um par de calotas modelo CUBA aro 14 para meu 206

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  8. tenho um tbi com coletor e sensores do 1.4 8 valv. para vender 300,00
    alemacris@ig.com.br

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  9. Boa tarde

    Meu carro quando acelera fica um barulho estranho,me falaram que seria a bomba da direção hidráulica,e vaza pouco óleo da direção hidráulica.

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  10. Olá boa noite, será que alguem consegue me informar um endereço ou telefone para um fornecedor de peças do motor painel e alguns acabamentos para meu peugeot 205 aqui no rio de janeiro-RJ

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  11. To com problema carrinho parou pega mas não estabiliza giro corta o combustivel. Se souberem a qual peça se refere esse defeito agradeço e se exixtir um mecanico para esse tipo de motor estou em pilares precisando urgentemente botar o carrinho rodando para fazer vistoria do detran que até agora funcionava tudo direitinho tanto no gás quanto na gasolina só que apresentou esse problema de pegar e morrer e nos dois combustivel. meu telefone 21-981741979 carro esta parado na oficina já a 15 dias.

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    1. Olá Murilo,
      Hoje é 29 de agosto de 2018 e estou com um Peugeot 206 1.0 16v tem apenas 5 dias. O carro estava super bem na sexta e no sábado foi então que no domingo depois de várias voltas, simplesmente não quis pegar mais, inicialmente pegava por dois segundos e apagava, depois só virava a chave e nada. Abastecimento com um galão de gasolina, pensei que talvez o marcador estivesse errado, mas nada também. Vira e mexe alguém chamou um mecânico que verificou se tinha corrente e mais outras verificações...
      Foi então que ele descobriu que a bomba de combustível nao recebia alimentação porque o relé estaria fechado, não sei o que ele fez para retornar ao normal mas enfim o carro pegou, estava em outra cidade e ele disse para eu voltar para casa sem desligar o carro.
      No outro dia fui no mercado e... De novo! 😡
      Deixei o carro parado por umas três horas, dei umas batidas na caixinha do alarme, virei o arranque e pegou!
      Fiquei pensando que deveria ter alguma relação com o alarme, então não acionei mais e sotranquei com a chave.
      Deixei no eletricista. Quando fui na oficina ele me falou que o alarme tinha corta corrente, que por sua vez foi desabilitado, e um fusível da Caixa estava mal encaixado causando mau contato.
      Até agora esta normal. Se por acaso teu possui este mesmo dispositivo, aconselho verificar.
      Espero ter contribuído com algo no teu problema.

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  12. Bom dia, tenho um Peugeot 206 Feline 1.6 16v flex 2005, ele vem com radio original de fabrica, se não me engano modelo RD3. Ele não acompanha entrada USB somente CD Player e nem leitura MP3 faz, eu encontrei no Mercado livre um adaptador interface bem interessante que é USB e Bluetooth, ele é ligado no conector da disqueteira, o vendedor diz que precisa habilitar essa função disqueteira através de um scanner, porém, ele diz ser plug and play tb, não da pra entender, alguém já instalou esse adaptador? sabe como prosseguir? se realmente precisa deste scanner ou não, se precisa, alguém saberia me dizer uma oficina próximo ao abc paulista q tenha? sou de Ribeirão Pires SP oficinas podem ser em Mauá, Santo André, Rio Grande da Serra, São Bernardo do Campo e ao redores. Segue link do anuncio https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-920968852-adaptador-usb-bluetooth-peugeot-206-307-citroen-c5-xsara-rd3-_JM meu contato 11 998525848 Whats ok

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  13. Boa tarde tenho um peugeot 206 feline 1.4 ano/modelo 2006 ,otimo estado completo,2* dono ,manual,4 pneus novos,particular... (11) 982292408 Alecsandro

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  14. Olá tem um Peugeot 206 Feline, gostaria mude saber se ele não tem ar quente e se alguém sabe o de liga. As travas originais tbm não estão funcionando se alguém souber me ajudar

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  15. Estou precisando de uma informacao sobre a caloria interna o ar quente parece estar vazando so ar não a agua meu pe no acelerador fica muito quente alguem já passou por isso

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  16. Refazendo a pergunta preciso de uma informacao sobre o ar digital do 206 esta esquentando perto do pedal do acelerador alguem ja passou por isso levei em duas oficinas que trabalham com ar condicionado e eles não sabem o porquê

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  17. O feline tem ar digital é so aumentar a temperatura apartir de 23 ele já comeca a esquentar

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  18. boa tarde pessoal alguem sabe um local que concerta teto solar do peugeot 206

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